Um sistema de informação é crucial para agregar valor e melhora os processos de uma organização, além de contribuir significativamente nos processos de tomada de decisões.
ERP
Escolher um ERP é verdadeiro desafio, no entanto, é assegurar que o sistema escolhido abrange não só os requerimentos de hoje, mas que é também flexível e dinâmico suficiente para crescer com o negócio num ambiente em constante mudança, expansão geográfica e crescente competitividade.
Definição de ERP - Conjunto de módulos integrados de um software, ou programa de computador, que compõem um Sistema de Informação Computadorizado, que efetua o processamento das transações internas de uma determinada corporação. Sua função é basicamente de suporte operacional, sendo que seu uso junto a aplicações voltadas ao estabelecimento de estratégias é meramente como apoio. Em suma, o ERP realiza o trabalho árduo e repetitivo de execução de tarefas, controle de processos e emissão de documentos internos e oferece, a partir dos dados processados, informações e estatísticas sobre produção, estoques, suprimentos, vendas, disponibilidade financeira, etc., para serem utilizadas na análise de estratégias de negócios da empresa. As áreas atuantes pelo ERP: Finanças e controladoria, operações/ logísticas, recursos humanos, contabilidade financeira, contas a pagar, contas a receber, tesouraria, ativo imobilizado, orçamentos, contabilidade gerencial, custos, análise de rentabilidade, suprimentos, administração de materiais, gestão da qualidade, planejamento e controle da produção, custos da produção, previsão de vendas, entrada de pedidos, faturamento, fiscal, gestão de projetos, recrutamento e seleção de pessoal, treinamento, benefícios, desenvolvimento de pessoal, medicina e segurança do trabalho, remuneração, folha de pagamentos.
Os principais tipos de sistemas de apoio a decisão nas empresas são: Data Warehouse e Data Mining; Sistemas Baseados em Regras e Sistemas Especialistas; ERP (Enterprise Resource Planning); CRM (Customer Relationship Management); e Gestão do Conhecimento.Com o mercado competitivo e extremamente dinâmico, as organziações são forçadas a se manterem atualizadas e buscando novos conhecimentos para melhorar suas competências.
CRMCRM é o acrônimo em inglês de Customer Relationship Management, sendo traduzido para como sistema de gestão do relacionamento com o cliente.
BI
Business Intelligence é um conceito que engloba o uso efetivo de informações relevantes de uma empresa. Com suporte de ferramentas tecnológicas adequadas, um sistema de BI permite organizar dados diversos em uma companhia, com o objetivo de gerar conhecimento – inteligência – que será útil para desenvolver estratégias e ações que beneficiarão o negócio. O objetivo do BI é apoiar a gestão do negócio, onde a necessidade de informações confiáveis, estruturadas e oportunas são fatores fundamentais para a tomada de decisão.
Para garantir a qualidade de seus serviços e produtos e manter competitividade, a busca pela inovação é contínua. Um sistema de Gestão pelo Conhecimento tem sido apontado como uma solução para as organizações que desejam ter o controle e o domínio do aprendizado contínuo.
terça-feira, 25 de setembro de 2007
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